sábado, 19 de fevereiro de 2022

Sabonetes sólidos

Na tentativa de continuar a tornar as minhas escolhas mais sustentáveis, fiz outra alteração muito simples e de fácil adaptação:

deixei o gel de duche e sabonete líquido e passei a utilizar sabonete sólido.

No mundo dos sabonetes sólidos existem duas opções:
sabonetes de supermercado ou sabonetes naturais. 


Sabonetes de supermercado, geralmente têm um preço mais acessível por serem elaborados com componentes de menor qualidade, ao qual é adicionado detergente (químicos não benéficos), motivo pelo qual fazem mais espuma, mas são mais agressivos para a pele.

Sabonetes naturais, como a própria designação indica, são produzidos com ingredientes naturais e que, por não terem químicos desnecessários adicionados, não agridem a nossa epiderme. O aroma destes costuma ser proveniente, maioritariamente, de óleos essenciais.


Honestamente utilizo as duas versões, pois vou alternando entre os de supermercado e os naturais. Sendo que no rosto, utilizo apenas uma opção natural.




De supermercado, tenho preferência pelas marcas Ach. Brito e Confiança.
Estes utilizo maioritariamente para lavagem das mãos e, por vezes, do corpo.




Já experimentei sabonetes naturais de algumas marcas, mas a minha favorita continua a ser Norah Orgânico, em que os preços são muito bons, tendo em conta a relação quantidade/qualidade.

Comparando com os sabonetes de supermercado, nota-se uma diferença incrível, apesar da quantidade ou volume da espuma ser menor num sabonete natural, contudo esta espuma é de uma cremosidade sem igual, a pele fica suave, pois hidrata ao mesmo tempo que lava.

Outro pormenor relevante para mim, é que o aroma e a textura dos produtos naturais transformam o banho num momento ainda mais relaxante e extremamente agradável 😍
(uma espécie de aromoterapia, que comigo funciona melhor do que num difusor).

___

A substituição de sabonete líquido pelo sólido, reduz significativamente a quantidade de plástico usado e desperdiçado, pois os sabonetes sólidos não precisam de uma embalagem resistente, nem impermeável, sendo que um invólucro de papel ou cartão é suficiente.

Além das embalagens plásticas, como ponto negativo, o gel de banho e sabonete líquido, como têm um grande teor de água na sua composição, necessitam igualmente de uma grande quantidade de conservantes... 😟


Existindo uma alternativa sustentável, podemos contribuir gradualmente para a erradicação de:

- desperdício de água potável utilizada na produção de gel de banho e sabonete líquido;
- embalagens de plástico não reutilizadas;
- ingredientes poluentes desnecessários.


Estas pequenas escolhas, de todos nós, contribuem para preservar a nossa mãe Natureza. 

💚

*****

2 comentários:

  1. Nossa, fiquei-me a sentir a pior pessoa do mundo por ainda adorar de paixão o meu gel de banho líquido com cheirinho artificialmente fantástico a melancia eheheh
    Fiquei com imensa curiosidade sobre a Norah Orgânico, acho que vou sacar do cartão de multibanco e fazer umas compras :P

    ResponderEliminar
  2. Triptofano não pretendo deixar ninguém a sentir-se mal (nem pretendo ser hipócrita, pois há costumes meus que sei que não são os ideais, mas ainda não consigo fazer troca por opções mais Eco, pelo menos por enquanto), a ideia é só ir partilhando e se conseguir influenciar alguém, num caminho que considero ser mais positivo para nós e para o planeta, melhor. Todos juntos, somos mais fortes. :)

    ResponderEliminar

Respondo aos comentários no próprio post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...