segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dicas: Cuidados de rosto

Olá meninas :-)
Bem, sendo o blog um lugar de partilha e "transmissão de conhecimentos", achei que devia publicar estas informações que aprendi há uns tempos sobre a rotina de rosto.
Umas já sabia, outras nem por isso...

Para que servem os produtos de rosto? Como se aplicam?
Se quiseres saber a resposta a estas perguntas e outras informações sobre os produtos de rosto, continua a ler este post! :-)

Leite de Limpeza
1
O leite de limpeza ou desmaquilhante (nem todos os desmaquilhantes servem como leite de limpeza) deve ser utilizado à noite (com discos de algodão) e serve para retirar a sujidade e impurezas que se vão acumulando durante o dia, para que estas não se acumulem nos poros e gerem imperfeições na pele. Também deve ser utilizado de manhã, não por uma questão de sujidade, mas porque à noite a pele se regenera (daí a maior eficácia verificada com os cremes de noite) e esta limpeza serve para remover as células mortas. Assim, contribuímos para uma melhor renovação da pele.

Tónico
2
O tónico deve ser aplicado (num disco de algodão) após o leite de limpeza, com leves batidas na pele, sem esfregar.
Um tónico serve para fechar ou abrir os poros, dependendo da necessidade da pele. Deve ser um produto indispensável para quem tem os poros dilatados, pois contribui para o seu aspecto menos aparente e para um grão de pele mais regular.
Os tónicos não devem conter álcool na sua composição.

Creme hidratante de rosto
3
Depois da pele estar limpa, deve utilizar-se um hidratante adequado às necessidades da nossa pele.
A quantidade de creme aplicado no rosto deve equivaler sensivelmente ao tamanho de uma ervilha... Mais do que isso é demasiado para a pele absorver, o que faz com que esta tenha de se livrar do excedente, normalmente através das tão indesejadas borbulhas...
Esta quantidade de creme deve ser dividida em 5 pontos do rosto: um na testa, nariz, queixo e um em cada maçã do rosto. Para espalhar o creme devem utilizar-se os dedos médio, anelar e mindinho, em movimentos circulares ascendentes (como ilustrado na imagem abaixo)... Porque, tal como ouvi, "para baixo, já puxa a gravidade" e assim contrariamos esse facto e retardamos o aparecimento de rugas.

Alterei esta imagem para ilustrar como se deve aplicar o creme hidratante no rosto
em movimentos circulares ascendentes

Quem tem a pele oleosa também deve usar um creme hidratante, dado que ter a pele oleosa não é sinónimo de hidratação. O que esta pele requer em específico é um creme que permita o equilíbrio da pele do rosto (hidratante matificante), para que não fique muito oleoso, nem muito seco.

Existem os cremes de dia e de noite, a diferença entre estes é que os cremes de noite são formulados tendo em conta a maior capacidade de regeneração da pele durante a noite (sendo mais eficazes no combate às rugas, imperfeições e desequilíbrios de hidratação).

Creme de olhos
4
O creme de olhos deve ser aplicado com o dedo anelar que é o que tem menos força e como tal faz menos pressão nesta área sensível. Devem aplicar-se pequenas "pintas" de creme e espalhar-se em círculo em redor dos olhos, na zona das olheiras de fora para dentro, continuando para cima pelo osso da sobrancelha (como ilustrado na imagem abaixo).
E muito importante (e que eu não sabia): Não se deve aplicar creme na pálpebra móvel, dado que esta tem hidratação própria. E agentes hidratantes nesta zona contribuem para o aparecimento de pequenos pontos brancos que correspondem a acumulações de gordura.

Alterei esta imagem para ilustrar como se deve aplicar o creme de olhos

Existem dois tipos de cremes para os olhos: os anti-rugas e os anti-fadiga. Os primeiros obviamente combatem os sinais do tempo, reduzindo as rugas, e os segundos servem para combater os sinais de cansaço, reduzindo olheiras e papos.

Exfoliante
5
O exfoliante é um complemento da limpeza e deve ser utilizado apenas semanalmente, esfregando levemente em movimentos circulares. O exfoliante serve para remover células mortas e renovar o grão da pele, evitando o aparecimento de borbulhas e pontos negros.

Máscara
6
A máscara é outro complemento dos cuidados de rosto, que também deve ser utilizado apenas semanalmente.
A sua utilização consiste em aplicar o produto homogeneamente na face, evitando a zona dos olhos e lábios, e aguardar o tempo indicado (este varia dependendo da máscara, geralmente entre 3-15 minutos).
Existe uma grande diversidade de máscaras com diferentes finalidades, sendo as mais comuns, hidratantes, matificantes, limpeza dos poros, anti-imperfeições, entre muitas outras...

[Imagens apenas ilustrativas de cada produto]

E pronto, acho que referi o essencial sobre os produtos de rosto...
Espero que gostem e que vos seja útil! :-)
*****

6 comentários:

  1. ADOREI *.*
    Só há uma coisa que a mim não me faz sentido (atenção a mim porque enfim sou estranha) , pois embora tenha a pele oleosa, tenho as pálpebras moveis super secas, ao ponto de escamarem (estranho não?) e por esse motivo sinto necessidade de por creme :x quanto aos tais pontinhos brancos, realmente tenho alguns, mas não na pálpebra móvel, mas exactamente na zona ocular onde se deve por creme (zona das olheiras e pálpebra fixa).
    Mas gostei imenso desta publicação, pois nisto de cremes e bla bla bla (cuidados de rosto) sou uma totó, não entendo ao certo... E fiquei muito esclarecida mesmo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. olá espero que nao me leve a mal, mas o comentária é p a alexandra, tem essas zonas muito secas se calhar pk usa maquilhagem nos olhos sem nunca ter passado um creme de olhos antes, deve ter essa zona muito desidratada, se quiser saber mais contacte me no face em solange de jesus, mais uma vez espero que a blogger nao me leve a mal do comentário e terei muito gosto em tb ser sua parceira se o assim desejar, obg e jinhos

    ResponderEliminar
  3. Útil sim senhora :)

    http://pprettyplease.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Útil sim senhora :)

    http://pprettyplease.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom post! :) Eu por acaso uso sempre um produto diferente para limpar e para desmaquilhar. Porque gosto de limpar o meu rosto com o auxílio da água, daí que recorro aos geis de limpeza.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Alexandra Ferreira a minha zona T também é oleosa e tem tendência a escamar... Também não te sei explicar isso! x)Os pontinhos brancos poderão surgir devido a creme em excesso (suponho eu). Muito obrigada! :)

    solange de jesus olá, não há problema! Aliás mais informação só vem enriquecer, até agradeço! :)

    Maggie ainda bem, fico feliz por isso! :)

    Andy obrigada! :) E é uma boa escolha! :)

    Obrigada pelos comentários meninas! :D
    Bjinhos****

    ResponderEliminar

Respondo aos comentários no próprio post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...